Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

O Hotel Eurostars Oasis Plaza recebeu nos dias 21 a 23 de Março, o Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. O evento reuniu cerca de 400 anestesiologistas portugueses e contou com a participação de vários palestrantes nacionais e internacionais.

O tema central do Congresso deste ano foi "Anesthesiology the heart of the hospital" e o evento procurou ser, uma vez mais, uma atualização nos principais temas da área da Anestesiologia, salientando sempre o aspeto humanista da especialidade.

Uma das sessões mais participadas foi sobre o “ERRO E NEGLIGÊNCIA EM ANESTESIOLOGIA E MEDICINA INTENSIVA”. A mesa moderada pelo jornalista Pedro Pinto, contou com as participações do Dr. Pais Martins (Presidente do Congresso), da Dr.ª Luciane Pereira (Anestesiologista no CHUC e membro da Secção de Qualidade e Segurança da SPA), do advogado Dr. Ricardo Sá Fernandes e Dr.ª Andreia Martins e ainda com o Prof. Dr. José Fragata (Cirurgião Cardio-toráxico do CHLC e autor do livro “O erro em medicina”).

Outro dos momentos de destaque do Congresso foi a sessão sobre “COMUNICAÇÃO DE INCIDENTES CRÍTICOS EM ANESTESIOLOGIA”, com a apresentação da Dr.ª Joana Mourão, Anestesiologista do C.H. S. João e Presidente da secção de Qualidade e Segurança da SPA.

No espaço destinado aos expositores estiveram presentes os principais patrocinadores do evento entre os quais a Biojam S.A. A equipa comercial da Biojam S.A. aproveitou a oportunidade para vários contactos com especialistas de todo o país e divulgou o reprint do artigo sobre “desperdício de fármacos em Anestesiologia”, publicado na revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia no final de 2017.